segunda-feira, 3 de maio de 2010

MEC e Unesco lançam livro que trata da homofobia nas escolas



Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas


Num resultado da parceria entre a UNESCO (Órgão das Nações Unidas para a Educação) e o Ministério da Educação (MEC) foi lançado o livro “Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas”. O livro é o 32º volume da Coleção de Livros Educação Para Todos.


Este volume nº 32 da Coleção, propõe uma série consistente e articulada de reflexões sobre a produção e a reprodução da homofobia na educação, especialmente no contexto da escola e nos espaços ligados a ela.


Rigorosa e minuciosamente examinada a partir dos instrumentos fornecidos pelas ciências sociais e humanas, a homofobia (compreendidas também a lesbofobia, a transfobia e a bifobia) evidencia-se como um grave problema social cujo enfrentamento não pode ser mais adiado.


O espaço escolar aparece aqui como uma poderosa instância de reprodução das lógicas homofóbicas. Ali, a homofobia é consentida e ensinada, produzindo efeitos devastadores na formação de todas as pessoas.


A homofobia compromete a inclusão educacional e a qualidade do ensino. Incide na relação docente-estudante. Produz desinteresse pela escola, dificulta a aprendizagem e conduz à evasão e ao abandono escolar. Afeta a definição das carreiras profissionais e dificulta a inserção no mercado de trabalho.


Para download do livro clique no link abaixo ou na imagem acima.

http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001871/187191por.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário